O QUE É O REIKI
Muitas vezes dizemos que Reiki é, significa, Energia Universal. Esta é uma definição mais consensual para o ocidente e, de certa forma, mais isenta de conexões a aspectos religiosos ou espirituais.
Energia Universal porquê?
Está em todo o lado, não tem “polaridade”, corresponde à energia vital que nos anima. É comum a todas as pessoas, animais e matéria.
Não tem polaridade
A Energia Universal, Reiki, não tem polaridade. Não apanhamos choques eléctricos nem recebemos energia a mais – é recebida e emitida na sua medida necessária. Cientificamente não a conseguimos explicar nem existe uma medição muito concreta. Isso talvez aconteça porque se esperam picos de energia ou uma intensidade superior à normal mas porque não considerar algo tão subtil que por essa mesma simplicidade é que traz o equilíbrio? Num ambiente pesado sentimo-nos mal, num ambiente leve sentimo-nos bem. Vale a pena reflectir e investigar mais nestes sentidos.
Sem polaridade (Wuji) e ainda Suprema Polaridade (Taiji)! A polaridade Suprema em atividade, gera yang; no entanto, no limite da atividade ainda está parada. Na quietude gera yin; ainda no limite da quietude, também é ativa. Atividade e quietude alternam-se; cada uma é a base da outra. Ao distinguir yin e yang, os dois modos são assim estabelecidos. A alternância e combinação de yang e yin geram água, fogo, madeira, metal e terra. Com estas cinco [fases de] qi dispostas harmoniosamente, as quatro estações avançam através delas. As cinco fases são simplesmente yin e yang; yin e yang são simplesmente a polaridade Suprema; a polaridade Suprema é fundamentalmente não-polar. [No entanto,] na geração das cinco fases, cada um tem a sua natureza. (tr. Adler 1999:673-4)
Deixar fluir é preciso
“A força reside onde o ki está concentrado e estável; a confusão e a malevolência reinam onde o ki estagna”. Estes sábios conselhos de Morihei Ueshiba, são uma advertência ao praticante – cultivar e aprender a concentrar o ki. Esta concentração de energia vital depende também da nossa capacidade de não esgotar a energia através de más práticas ou desgastes emocionais. Ao deixar fluir Reiki estamos a harmonizar a energia interior e vital mas, devemos aprender a mantê-la e cultivá-la.
Somos partes de um todo, interligados
Um dos aspectos mais belos da prática de Reiki é que começamos a ter a experiência de fazer parte de um todo. Sentimos a energia que nos rodeia, que está dentro de nós, essa mesma energia que rodeia os outros e os preenche. Assim, mais sentido faz percebermos e sentirmos que somos todos partes de um todo – individuais, únicos mas interligados e igualmente importantes.
Faz sentido continuarmos a usar a expressão Energia Universal para Reiki pois é isso mesmo que a energia representa. Quando a sociedade conseguir compreender melhor os termos espiritualidade, essência e energia então conseguiremos comunicar ainda melhor. Por enquanto apenas há muita confusão e como Reiki é simples, podemos e devemos manter a simplicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário